Por que é difícil entender empatia?

Não é novidade que o mundo está passando por uma fase complicada, não é não?
Na realidade, quando não esteve? Mas enfim. São tantas coisas terríveis que nos assolam, desde as mortes tão próximas nas cidades do Brasil devido a violência, o desastre da barragem da Samarco, até os atentados terroristas no mundo inteiro. Tá longe de estar tranquilo e favorável. Mas o meu objetivo com esse texto não é falar sobre as desgraças em si, mas na dificuldade que algumas pessoas tem de entender empatia.

Significado: Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

E digo isso porque, para variar, tem aqueles textões de opinião do facebook e sinceramente… QUE PREGUIÇA! Eu lembro que na época da ocorrido em Mariana, também teve um atentado na França e muita gente aqui do Brasil reclamou que tinham brasileiros ~ sofrendo mais ~ com o atentado de lá do que com a tragédia daqui.(?) Ai, gente, sério isso? No final não somos todos humanos? Só porque eu não moro lá não posso ficar triste e me simpatizar com dor deles? Que pensamento retrógrado.

Semana passada, Portugal foi campeão da Euro Copa, pela primeira vez. Que bacana, né? Mas pera aí, se você é brasileiro você não pode achar legal, porque nós fomos COLONIZADOS por Portugal e eles são uns babacas. Hein? Isso mesmo, foi isso que eu li de alguns ~intelectuais~. É de uma ignorância sem tamanho. Isso pra mim é no mínimo xenofobia. Coisa de gente maluca. Amigo, é futebol, é paixão, é EMPATIA, não se explica racionalmente.

Um casal de famosos adotou uma menina estrangeira – linda por sinal – e foram criticados por alguns que eles deveriam ter adotado aqui no Brasil. ¬¬’ GENTE! Que imbecilidade. Por que é tão difícil ver o lindo gesto da adoção e tão fácil reclamar e dizer que não foi tão legal assim? Vamos parar para pensar antes de escrever coisas horríveis sobre as boas ações dos outros. Vamos?

Em um momento da história em que se fala tanto de aceitação, de respeito e de solidariedade, é ridículo que as pessoas ainda caguem pela boca – e pelos dedos – e falem coisas desse tipo. Gente, não tem essa, toda tragédia é terrível. Todas as boas causas SÃO BOAS! E não tem uma que seja melhor ou com mais valor que outra. Todos somos seres humanos não importa em qual região do mundo nascemos e moramos. Não é questão de ser patriota ou não, é questão de ser humano.

Deixe uma resposta